segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Quais são os itens básicos de um briefing? (continuação)


  • Prazos

Durante a produção do briefing, não se esqueça de inserir o prazo que será necessário para finalizar o projeto.
Muitos clientes não tem ideia do tempo necessário para criar um blog ou fazer uma campanha de leads.
Acredite! Muitos acham, inclusive, que esse tipo de trabalho pode ser realizado da noite para o dia. Portanto, ter atenção a esse dado é muito importante.
Todavia, busque descobrir se os clientes possuem prazos mais urgentes como, por exemplo, a produção de uma peça gráfica para um evento.
Esse tipo de detalhe é crucial para você avaliar se está preparado ou não para cumprir a tarefa.
Se o tempo não permite desenvolver o produto solicitado, informe ao cliente. A transparência ajuda a conquistar novos trabalhos futuramente.

  • Público-alvo

Para que o seu cliente fique satisfeito com o trabalho executado pela suaequipe de marketing, pergunte qual é o público-alvo da empresa que ele possui.
Um blog para homens apaixonados por motos será diferente para mulheres que gostam de dirigir sobre duas rodas.
Pergunte também a qual grupo pertence o seu público alvo: classe A, B, C ou D; a idade dos seus clientes e como é o seu comportamento durante o processo de compra.
Cada empresa possui um público com características diferentes e específicas e, por isso, essas informações não podem ser esquecidas.
Geralmente, algumas empresas não conhecem o seu público alvo. Se esse for o seu caso, pergunte quem seria o consumidor ideal, ou seja, quem costuma frequentar a sua empresa.
Com essas informações, ficará mais fácil, inclusive, definir quem é a persona do negócio.

  • Escopo do projeto

Muitas vezes é fácil definir um escopo de um projeto.
Se um cliente deseja, por exemplo, educar o seu público em relação ao produto que ele vende, ele precisará de um blog como solução para o seu problema.
Mas se a ideia não for tão simples como, por exemplo, alterar a logo do blog de motos você vai precisar ter informações mais detalhadas do projeto.
Neste caso, quanto mais informações você estiver, melhor para criar a sua peça gráfica.

  • Portfólio

Verifique se o cliente possui materiais como logo, panfleto, flyer e fotos de produtos. Se a resposta for sim, análise esse conteúdo para entender melhor o que a empresa procura.
Se o cliente não tem um bom portfólio, ofereça esses serviços ou indique alguém.
Esses materiais são importantes tanto para você como para o seu cliente, pois lhe ajuda a produzir um produto final com mais qualidade.

  • Estilos

Qual é o estilo que o seu cliente pretende adotar: clean ou moderno?
Os clientes têm gostos diferentes. Devido a esse favor, essa informação é muito importante, ainda mais, quando nem os clientes sabem qual imagem deseja transmitir sobre a sua empresa.
Nesses casos, peça exemplos de produções que o cliente gosta antes de desenvolver o conteúdo, pois ajuda a evitar refação.

  • Objeções

No briefing do cliente é importante incluir também o que ele não gosta.
Lembre-se: cada caso é um caso.
O dono de um e-commerce, por exemplo, pode não gostar das cores verdes em seu blog. Já o diretor de uma instituição de ensino pode não querer associar à marca a cor cinza.
Ter essas informações em mente ajuda a evitar problemas, pois você terá certeza que está produzindo um conteúdo que os clientes não vão reprovar.

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