segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Como elaborar um bom briefing?

Como elaborar um bom briefing?
Para desenvolver um briefing do seu cliente, lembre-se que o conteúdo não deve ter muitas informações. Busque incluir somente aqueles dados que você acredita que irá impactar de alguma forma na estratégia.
Agora, que você já entende o conceito de um briefing e o que não deve conter nesse documento, fica mais fácil de desenvolver um ótimo conteúdo. Para isso, basta seguir as nossas orientações.

  • Escolha as pessoas certas

Quem da empresa está apto a divulgar as informações sobre os produtos, mercado de atuação e sobre os clientes?
O Gerente? O próprio dono da empresa? O chefe de vendas?
Busque quem tem o poder de transmitir informações valiosas, pois elas ajudam a entender o posicionamento atual da empresa e quais são os caminhos que você precisa seguir para acertar no plano de ação.
Dentre as informações, investigue os seguintes conteúdos:
Pesquisa de mercado
Faturamento anual;
Número de funcionários
Métricas da empresa nas redes sociais;
Tiquete médio.

  • Organize as reuniões

Para que o briefing fique completo,organize reuniões com o responsável pela empresa. Assim como esse documento, elas devem ser curtas e produtivas.
O responsável pelo encontro deve controlar o tempo e estipular um limite para o entrevistado responder cada pergunta do briefing

  • Adeque a estrutura da empresa 

A simplicidade é característica inerente ao briefing. Sempre que possível, você deve usá-la.
No entanto, se você investir em métodos mais complexos, poderá reduzir tempo e dinheiro no futuro, pense nisso!

  • Centralize as informações

Engane-se quem pensa que um bom briefing é recheado de muitas informações e papéis. Pelo contrário, busque reduzir os dados para que você encontre o conteúdo quando precisar.
“Escrever é a arte de cortar palavras”
Portanto, revise o seu material para eliminar informações desnecessárias.

  • Seja simples

Um erro que você não pode cometer ao produzir um briefing é inserir muitos termos técnicos. Quando isso acontece, a criatividade é prejudicada e o texto fica muito cansativo.
Se você estiver em uma situação onde não há como fugir do termo técnico, não há problemas. Explique-o em um espaço que seja visível para o leitor.
A regra aqui é não exagerar!

  • Entenda o processo

Durante a produção do briefing, busque ter uma participação ativa. Não escute apenas as informações do cliente. Analise, questione e dê sugestões.
Quando você adota essa postura, evita interpretações equivocadas e desperdício de tempo por não entender o que o cliente gostaria de transmitir.

  • Não se apegue ao roteiro

O roteiro de um briefing não precisa ser seguido criteriosamente. Pode-se excluir, modificar ou acrescentar perguntas.
Deixe um espaço reservado para mudanças que podem ocorrer, pois eles podem ser adaptados a diferentes situações.

Mas, como é um modelo de um briefing? 
Há vários modelos de briefing disponíveis. Abaixo, vamos enumerar 10 perguntas que você pode desenvolver para criar um ótimo material junto com os seus clientes.
Imagine que o briefing será sobre um produto que você acabou de lançar. Confira abaixo as perguntas.
1. Quem é o responsável por fabricar seu produto?
2. Qual é a matéria prima do seu produto?
3. Como o cliente pode adquirir seu produto?
4. Como o produto é aceito pelo mercado?
5. Quais são os benefícios que o produto oferece para os seus clientes?
6. Quais são os diferenciais do produto em relação aos concorrentes?
7. Qual é o público que compra o seu produto?
8. O seu produto possui alguma propaganda? Onde ela será vinculada?
9. O seu produto já recebeu algum prêmio?
10. Quando o produto é mais vendido?
Agora que você já sabe o que um briefing e como executá-lo corretamente, acreditamos que você deve treinar essa técnicas para produzir ótimos materiais para os seus clientes.
Caso contrário não terá sucesso com os serviços que são executados em sua empresa.
Aliás, você sabe quais são os serviços oferecidos pela sua empresa que traz mais retorno? Conhece aqueles que dão mais prejuízo? Se não tem ideia desse panorama, aprenda aqui como aplicar a matriz BCG e otimize os seus resultados.

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