*Ergonomia Organizacional*
Também conhecida como macroergonomia, parte da suposição que todo o trabalho ocorre no contexto de organização.
Pretende potencializar os sistemas existentes na organização. Algumas das áreas específicas são:
>trabalhos em turnos
>programação de trabalho
> satisfação no trabalho
>programação de trabalho
>satisfação no trabalho
>teoria motivacional
>super visão
>trabalho em equipe
>trabalho a distância
>ética
A ergonomia organizacional é a macroergonomia, pois engloba o entendimento do gerenciamento de recursos de pessoas, projetos de trabalho, cultura organizacional, forma de comunicação, organização em rede, teletrabalho, gestão de qualidade e modo temporal do trabalho.
Alguns fatores chave:
> modernização da empresa ou mudança na tecnologia
>mudança na missão da companhia
> negociações sindicais
>etc.
Os colaboradores devem ser treinados continuamente.
*Tipos de ergonomia organizacional*
*I- Ergonomia participativa*
É o envolvimento do planejamento e o controle de suas próprias atividades de trabalho, com conhecimento e capacidade de influência nos processos como nos resultados
*II- Ergonomia física*
Relacionada às características da anatomia humana e refere-se aos processos mentais.
*III- Ergonomia cognitiva*
Também conhecida como engenharia psicológica.
Refere-se à percepção, memória, raciocínio de acordo com a forma como afetam outros elementos do sistema. Inclui também o estudo da carga mental no trabalho, tomada de decisão, stress, etc.
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