Por que o Briefing é Importante para sua Empresa?
Ter um Briefing é tão importante
quanto conhecer técnicas de vendas ou descobrir como atende os seus clientes
nas redes sociais. Ele traz uma série de vantagens para a sua empresa. Confira
abaixo cada um:
-
Organização: Como já
destacamos acima, o Briefing tem como objetivo agrupar as informações mais
relevantes sobre a empresa do seu cliente. Sendo assim, ao escrever um texto ou
produzir uma peça publicitaria, você terá acesso a esses dados com mais facilidade
pois, o conteúdo é separado em blocos. Para que o Briefing se torne um grande
aliado em sua estratégia, deixe as informações claras do contrário, quem tiver acesso
a esses documentos entrara em um labirinto e será impossível entender quais são
os pontos fortes que merece mais atenção.
-Inspiração: Quando a sua equipe não conhece a
história do seu cliente e o que ele pretende com a sua empresa, geralmente, a
produção ficará estagnada. Produzir somente, para apresentar um trabalho ao
cliente é um erro que você jamais pode comentar. Não tente desenvolver um
conteúdo buscando a aprovação do cliente ou apenas buscando a sorte. Com a
ajuda do Briefing esse hábito não fará mais parte da sua rotina. As informações
transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque
inspiração para executar o seu trabalho e criar os melhores conteúdos.
Trabalhos
épico: Quando um time de
Marketing conhece a história de uma empresa por meio de um Briefing, ele
consegue atender as expectativas do cliente com mais precisão. Dessa forma,
aumenta a produtividade da sua equipe e também a satisfação do consumidor.
Mesmo que a rotina em sua empresa seja agitada, busque reservar um tempo para
executar esse trabalho, pois o custo benéfico vale a pena.
-Planejamento:
Um Briefing não ajuda
somente a entender o trabalho de um cliente, mas também facilita que a sua
agencia siga um planejamento. Com um processo
bem definido, a chance de o projeto sair do foco ao ter ruídos de comunicação
que prejudiquem o trabalho o fazendo diminuir. Isso é muito importante, pois
ajuda a mostrar para o cliente que a sua empresa é organizada e entende o que está
fazendo. Para que você conquiste esses benefícios não pode desenvolver o Briefing
de qualquer maneira. É necessário ter atenção para alguns detalhes que são
determinantes para o sucesso do documento. Portanto, continue acompanhando a
realização e organização do grupo.
Quais são os itens básico de um Briefing
Objetivos do projeto: Certamente esta é uma
das partes mais importante de um Briefing. Nela, você descobrirá o que o
cliente pretende com os serviços da sua empresa. É fazer o blog? Gerar leads
para seu negócio? Ter uma nova identidade visual? Incentive seu cliente a
entender seus objetivos em relação ao investimento que ele pretende fazer. Dessa
forma, será possível criar bons materiais.
-Orçamento:
Mesmo que a situação fique
sem graça não hesite em perguntar qual é o orçamento disponível do cliente para
executar o projeto com a sua agencia. A maioria não gosta desse assunto, pois
acredita que isso influenciara no valor do projeto. No entanto, pensar dessa
forma é um erro ao conhecer o orçamento do projeto, você poderá oferecer um
serviço ao comprador com o capital (K) que ele pretende aplicar em sua empresa.
A ideia não é
desenvolver um bom trabalho de acordo com o valor que o cliente pretende investir,
mas sim ajustar o projeto ao orçamento sem perder a qualidade do serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário