Briefing
É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Nele, está a descrição da situação de uma empresa ou de uma marca. É usado na área administrativa, é a base de um processo de planejamento.
Podemos comparar o briefing o mapa utilizado por um líder em um filme de ação; ele contém informações objetivas para que a sua tropa adote a melhor estratégia naquele momento. Logo, através dele duas ou mais pessoas têm acesso a informações transmitidas por um interlocutor com clareza e objetividade.
O briefing objetiva entender Quais são os problemas do seu cliente e o que ele pretende com os serviços que você oferece. Consequentemente, o briefing reduz a quantidade de refação (ação ou resultado de refazer). Vale lembrar que a comunicação com o cliente é fundamental para conquistar excelentes resultados.
Um bom briefing deve conter:
• Detalhes sobre o produto do cliente;
• Como está o panorama atual onde o cliente atua;
• Como é o perfil do seu consumidor;
• Quais são os objetivos da empresa e do cliente.
O briefing traz uma série de vantagens para sua empresa:
• Organização: você tem acesso aos dados com mais facilidade, pois o conteúdo é separado em blocos;
• Inspiração: pois você conhece a história do seu cliente;
• Trabalhos épicos: por você ter um maior conhecimento consegue atender as expectativas dos clientes e com mais precisão;
• Planejamento: com um processo bem definido caem as chances do seu projeto fracassar;
Itens básicos de um briefing:
• Objetivos do projeto: nessa parte você descobre que o cliente pretende com serviços da sua empresa, logo, resultam bons materiais;
• Orçamento: ao conhecer o orçamento do projeto, você poderá oferecer um serviço de acordo com o capital que o cliente pretende aplicar em sua empresa. A ideia é ajustar o projeto ao orçamento sem perder a qualidade do serviço;
• Prazos: busque descobrir se o cliente possui prazo mais urgentes, esse tipo de detalhe é crucial para você avaliar se está preparado para cumprir a tarefa;
• Escopo do projeto: essa parte descreve todos os seus produtos, os serviços necessários para realizá-los e os resultados esperados;
• Público-alvo: cada empresa possui um público com características diferentes e específicas e, por isso, essas informações não podem ser esquecidas;
• Portfólio: seu cliente já tem um logo, panfleto ou outros materiais que podem ser úteis? Se a resposta for não ofereça seus serviços ou indique alguém;
• Objeções: você também deve incluir no briefing o que o cliente não gosta;
Como elaborar um bom briefing?
1. Escolha as pessoas certas: busque quem tem o poder de transmitir informações valiosas como a pesquisa de mercado, faturamento anual, número de funcionários, métricas da empresa nas redes sociais e ticket médio;
2. Organize as reuniões: com responsável pela empresa, estas devem ser curtas e produtivas;
3. Adeque a estrutura da empresa: use sempre que possível a simplicidade;
4. Centralize as informações: foque nos fatos mais importantes, eliminando as informações necessárias, pois o briefing não pode ser muito extenso;
5. Seja simples: não exagere nos termos técnicos, a regra é não exagerar;
6. Entenda o processo: tenha uma participação ativa, não foque apenas no que o cliente diz. Análise, questione e dê sugestões assim evitar o desperdício de tempo e interpretações equivocadas;
7. Não se apegue a roteiro: exclua, modifique ou acrescente perguntas sempre que sentir que é necessário;
Mas, como é um modelo de um briefing?
Há vários modelos de briefing disponíveis. Abaixo, vamos enumerar 10 perguntas que você pode desenvolver para criar um ótimo material junto com os seus clientes.
Imagine que o briefing será sobre um produto que você acabou de lançar. Confira abaixo as perguntas.
1. Quem é o responsável por fabricar seu produto?
2. Qual é a matéria prima do seu produto?
3. Como o cliente pode adquirir seu produto?
4. Como o produto é aceito pelo mercado?
5. Quais são os benefícios que o produto oferece para os seus clientes?
6. Quais são os diferenciais do produto em relação aos concorrentes?
7. Qual é o público que compra o seu produto?
8. O seu produto possui alguma propaganda? Onde ela será vinculada?
9. O seu produto já recebeu algum prêmio?
10. Quando o produto é mais vendido?
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