• 5s
1- Senso de utilização/arrumação/descarte (SEIRI)
Esse senso ensina a separar o que utilizamos do que não nos é necessário. Seus benefícios são: descarte dos materiais desnecessários, localização rápida dos objetos e local de trabalho mais agradável.
2- Senso de ordenação/sistematização/arrumação (SEITON)
Cada material no seu devido lugar. Objetos e ferramentas devem ficar em uma ordem que permita manter o fluxo do trabalho. Benefícios: facilidade para encontrar objetos, ganha de tempo e produtividade, controle do uso de materiais, estímulo à criatividade, fluência na comunicação e redução dos riscos de acidentes.
3- Senso de limpeza/inspeção/zelo/respeito (SEISO)
Prega que a melhor forma de limpar é não sujar. Também diz respeito ao estado físico dos materiais. Benefícios: higiene no local de trabalho, eliminação do desperdício, satisfação de quem executa e maior qualidade de vida.
4- Senso de saúde/padronização/higiene/aperfeiçoamento (SEIKETSU)
Nesse senso são aplicados todos os sensos anteriores, na vida pessoal e no ambiente. Benefícios: melhoria do ambiente de trabalho e das áreas comuns, condições de trabalho favoráveis à saúde.
5- Senso de autodisciplina (SHITSUKE)
Não permite o regresso. Benefícios: cumprimento natural dos procedimentos, disciplina moral e ética, cultivo dos bons hábitos, garantia de qualidade de vida e efetivação da administração participativa.
• Sistema KANBAN
KANBAN é um sistema de controle de produção que objetiva minimizar os estoques do material em processo, produzindo somente o necessário com qualidade, produtividade e no tempo certo. O KANBAN é uma ferramenta de controle de produção através do uso de cartões.
O KANBAN é um sistema de produção em lotes pequenos. Cada lote é armazenado em recipientes padronizados (CONTAINERS), contendo um número definido de peças. Para cada lote mínimo contido no container existe um cartão KANBAN correspondente. As peças dentro dos recipientes padronizados, acompanhadas do seu cartão, são movimentadas através dos centros produtivos, sofrendo as diversas operações do processo, até chegarem sob a forma de peça acabada à linha de montagem final. Nenhuma operação de produção é normalmente autorizada sem que haja um KANBAN de produção autorizando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário