domingo, 30 de julho de 2017

Fatores e Principais Elementos do Clima

Fatores do clima: atributos físicos e químicos que determinam os elementos do clima.
Elementos do clima: fatores meteorológicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região.

Fatores do clima:

A) translação

A posição da Terra em relação ao sol varia ao longo do ano.
Resultado de imagem para equinócio e solsticio
B) altitude

C) massas de ar

São grandes blocos de ar que se deslocam pela superfície da Terra. Podem ser polares, tropicais ou equatoriais. Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade.
Imagem relacionada

A massa equatorial atlântica possui características quentes e com elevado grau de umidade. Está associada aos ventos alísios. Sua função é criar condições de chuvas para parte da região nordeste e região norte.

A massa equatorial continental tem origem na região amazônica, onde provoca um grande índice pluviométrico responsável pelos regimes de chuva de parte de região nordeste, região centroeste, vindo a influenciar no verão a região sudeste através das zonas de convergência. Ela é responsável por grande parte do regime hidrológico dessa região.

A massa tropical atlântica tem como maior característica é a umidade que deriva do oceano para o continente. Ela se forma através das zonas de baixa pressão e estão associadas à sistemas ciclônicos que levam grande quantidade de chuva ao continente.

A massa tropical continental tem origem nos andes. Sua característica é seca e fria; elas se formam a partir do contato com o sistema característico dos andes e sofre também influência (principalmente no inverno) da massa polar atlântica.
Seu deslocamento está associado às zonas de baixa pressão do centro-este brasileiro.

A massa de ar polar, como o próprio nome diz, sua origem é proveniente do polo sul, sua característica é fria e seca.
A sua intensidade varia de acordo com o tempo de contato com a sua origem, seu avanço depende de alguns fatores:
1. A existência de uma zona de baixa pressão no oceano (na altura do trópico de capricórnio);
2. A existência de uma zona de baixa pressão no centroeste, associado à corredores de umidade vindo do norte do Brasil (período de primavera). Apenas uma força é capaz de desviar esse sistema, é a existência de uma massa de ar quente e seca no centroeste e parte do nordeste

D) Continentalidade e Maritimidade

É localização de um certo local mais próximo ao mar (maritimidade) ou mais distante dos oceanos (continentalidade); é um fator climático. A relação entre o volume de terras e a proximidade de grandes quatidades de água exercem influência na temperatura e consequentemente nos demais elementos do clima.

E) Correntes Marinhas

São as massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão e exercem grande influência no clima. Dividem-se em correntes frias e quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário