É um conjunto
de informações, uma coleta dados para o desenvolvimento de um trabalho; palavra
inglesa que significa resumo
e em português é um documento contendo uma descrição de uma situação de uma
marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivo
e recursos para serem atingidos.
O Briefing é
um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação,
relações públicas e publicitárias. O Briefing é a base de um processo de um
planejamento.
A Comunicação
com o cliente é fundamental para conquistar excelentes resultados em suas
estratégias de marketing. Quando o relacionamento não acontece de forma
saudável, muitas vezes o ciclo se fecha e nem você e sem o cliente ficariam
satisfeitos com o fim da parceria. Para evitar que esse tipo de problema não
prejudique sua empresa é necessário ter o cuidado especial com o Briefing.
Conceito muito comum na publicidade. Esse documento é a peça chave para o
sucesso de seu trabalho.
O Briefing tem como objetivo entender quais
são as dificuldades que seu cliente está enfrentando naquele momento e o que
ele pretende com os serviços que a sua empresa tem para oferecer.
Quando
produzido corretamente, o Briefing diminui a quantidade de refação, afinal você terá
mais conhecimento sobre o produto que seu cliente desenvolve.
1. O que é o Briefing?
Você,
provavelmente, já assistiu um filme de guerra ou policial. Em produções que
possuem esse estilo é muito comum ver um líder indicando em um mapa quais são
as ações que os soldados precisam executar para impedir uma invasão. O mapa
utilizado pelo líder é o Briefing. Ele contém informações objetivas para que a
sua tropa adote a melhor estratégia naquele exato momento. Talvez se o conteúdo
não estivesse funcionando tudo iria por água abaixo. Em um primeiro momento
esse exemplo pode parecer meio bobo mas ajuda a entender o conceito.
Logo, o
Briefing permite que duas ou mais pessoas tenha acesso a informações que um
interlocutor pretende transmitir com clareza e objetividade.
No mundo
do marketing digital, um Briefing contém todos os dados que o cliente fornece
de uma agência para que ela desenvolva um bom trabalho de acordo com as suas
expectativas.
Um bom
Briefing deve conter as seguintes informações:
-
Detalhes sobre o produto do cliente;
- Como
está o panorama atual onde o cliente atua;
- Como é
o perfil do seu consumidor;
- Quais
são os objetivos da empresa;
- Quais
os objetivos do cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário