domingo, 30 de julho de 2017

Briefing

É um conjunto de informações, uma coleta dados para o desenvolvimento de um trabalho; palavra inglesa que significa resumo e em português é um documento contendo uma descrição de uma situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivo e recursos para serem atingidos.
O Briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitárias. O Briefing é a base de um processo de um planejamento.
A Comunicação com o cliente é fundamental para conquistar excelentes resultados em suas estratégias de marketing. Quando o relacionamento não acontece de forma saudável, muitas vezes o ciclo se fecha e nem você e sem o cliente ficariam satisfeitos com o fim da parceria. Para evitar que esse tipo de problema não prejudique sua empresa é necessário ter o cuidado especial com o Briefing. Conceito muito comum na publicidade. Esse documento é a peça chave para o sucesso de seu trabalho.
O Briefing tem como objetivo entender quais são as dificuldades que seu cliente está enfrentando naquele momento e o que ele pretende com os serviços que a sua empresa tem para oferecer.
Quando produzido corretamente, o Briefing diminui a quantidade de refação, afinal você terá mais conhecimento sobre o produto que seu cliente desenvolve.

1. O que é o Briefing?

Você, provavelmente, já assistiu um filme de guerra ou policial. Em produções que possuem esse estilo é muito comum ver um líder indicando em um mapa quais são as ações que os soldados precisam executar para impedir uma invasão. O mapa utilizado pelo líder é o Briefing. Ele contém informações objetivas para que a sua tropa adote a melhor estratégia naquele exato momento. Talvez se o conteúdo não estivesse funcionando tudo iria por água abaixo. Em um primeiro momento esse exemplo pode parecer meio bobo mas ajuda a entender o conceito.
Logo, o Briefing permite que duas ou mais pessoas tenha acesso a informações que um interlocutor pretende transmitir com clareza e objetividade.
No mundo do marketing digital, um Briefing contém todos os dados que o cliente fornece de uma agência para que ela desenvolva um bom trabalho de acordo com as suas expectativas.
Um bom Briefing deve conter as seguintes informações:
- Detalhes sobre o produto do cliente;
- Como está o panorama atual onde o cliente atua;
- Como é o perfil do seu consumidor;
- Quais são os objetivos da empresa;
- Quais os objetivos do cliente.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário