Durante a década de 1980, as empresas japonesas (Sony, Nissan, Toyota) conseguiram superar as empresas americanas em preço e qualidade.
Podemos dizer que o surgimento da administração japonesa pode ser creditado à busca de transferência de tecnologias das nações ocidentais.
A administração japonesa nasceu no chão da fábrica Toyota Motor Company (idealizada por Taichi Ohno) durante os anos 50. Ela veio com uma filosofia que visava evitar qualquer desperdício (MUDA) e promover melhoramento contínuo (KAISEN).
• Contexto sócio econômico japonês
Logo após o fim da segunda grande guerra, os japoneses iniciaram a sua produção de automóveis. Eles não puderam usar os métodos de produção em massa como queiram inicialmente pois :
• O mercado era limitado e demandava diversos modelos diferentes;
• A formação de sindicatos restringiu bastante a demissão de empregados, coisa que ocorre muito na produção em massa;
• O Japão não tinha orçamento para altos investimentos.
Então, a administração japonesa optou por uma gestão baseada na participação direta dos funcionários,ou seja, produtividade e experiência voltadas para a tarefa, objetivando harmonia e disciplina.
• Características gerais da administração japonesa
Administração participativa: os funcionários participam de praticamente tudo;
Prevalência do planejamento estratégico: resultando no ganho de flexibilidade e clientes da concorrência;
Visão sistêmica: o desempenho de cada um no sistema (empresa) deve considerar a sua contribuição ao objetivo do sistema.
Supremacia do coletivo: o coletivo prevalece sobre o individual;
Busca da qualidade total: busca garantia de qualidade, redução de custos e cumprimentos dos programas de entrega;
Produtividade: envolver todos na consecução de metas da empresa;
Flexibilidade: racionalização do espaço, redução de estoques, equipamentos de utilidade geral;
RH: ênfase no trabalho em grupo;
Tecnologia e padronização: harmonia entre o homem, a máquina e o processo;
Manutenção: pela qual os operadores são responsáveis;
Limpeza e arrumação: responsabilidade de todos;
Relação com fornecedores e distribuidores: para gerar confiança, apoio técnico e financeiro;
Cultura organizacional: clima de confiança e responsabilidade com respeito à hierarquia.
• Produção enxuta ou lean production
Objetiva aperfeiçoar os processos e procedimentos através da redução de desperdícios. Apresenta as seguintes características: manufatura flexível, redução de estoques, qualificação de empregados, prevenção de falhas e cooperação com os fornecedores.
• MUDA
Consiste na eliminação de qualquer desperdício durante a produção. Shigeo Shingo identificou 7 tipos de desperdício na Toyota:
1. Superprodução;
2. Espera;
3. Transporte excessivo;
4. Processos inadequados;
5. Inventário desnecessário;
6. Movimentação desnecessária;
7. Produtos defeituosos.
• Os resultados
Sistema Toyota de produção / Produção Flexível / Produção enxuta: fazer o que for necessário na quantidade necessária e do modo mais eficiente possível gastando o mínimo (Just in time).
A Toyota foi além do fordismo pois não só reduziu o trabalho direto pela metade, como também poupou mão de obra e capital.
• KAISEN
É o conceito de melhoramento contínuo. Sua metodologia resume-se em aperfeiçoar as pessoas, para que estas aperfeiçoem o processo, o que melhorará os resultados e trará maior satisfação ao cliente.
Visa eliminar desperdícios, seus alvos são, por exemplo, atrasos, paradas imprevistas, defeitos, inutilização de materiais e a falta deles.
Através do KAISEN as pessoas aprendem a buscar as causas ao invés dos culpados, dispondo de autonomia para interromper um processo errado. Isso acaba abatendo a cultura de “varrer a sujeira para debaixo do tapete”.
• JIT (Just In Time)
“O material certo disponível na hora certa, no local certo, no momento da sua utilização.”
O jit evita o desperdício de espaço e capital. Surgiu no Japão na década de 60, e busca vantagem competitiva através da otimização do processo produtivo.
O resultado é um sistema de manufatura capaz de atender às exigências de qualidade e entrega do cliente ao menor custo. O JIT contém 3 idéias básicas:
1. Integração e otimização de todo o processo de manufatura (o que não agrega valor ao produto é eliminado);
2. Melhora contínua (KAISEN);
3. Emtender e responder as necessidades dos clientes.
O objetivo da manufatura JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para atingir essa meta, são necessários 6 objetivos básicos:
1. Integrar e aperfeiçoar cada etapa do processo de manufatura;
2. Produzir produtos de qualidade;
3. Reduzir os custos de produção;
4. Produzir somente em função da demanda;
5. Desenvolver flexibilidade de produção;
6. Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores.
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