O planejamento estratégico prever o futuro da empresa em relação à longo prazo. De uma forma genérica consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos.
A utilidade do planejamento podem se resumir em analisar e gerir mudanças, traçar as vias de desenvolvimento coerente, melhorar os resultados da empresa, permitir a integração da empresa, instrumentos de aprendizagem e de análise global.
O plano estratégico será consubstanciado num instrumento esclarecedor quanto a missão, a visão, os valores e os objetivos.
1) Missão: É objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade principal da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. Deve servir de guia para os colaboradores da empresa, a sua função é dar continuidade de orientação e uniformidade de propósitos. Uma forma pragmática de definir a missão é procurar responder à questão “ Qual é o nosso negócio?”;
2) Visão: é um estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “ para onde pretendo ir”?.
3) Valores: são o conjunto de sentimentos que estrutura a cultura e a prática da organização. Representam um grupo de crenças essenciais ou princípios Morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na oorganização.
4) Objetivos: são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcançar em um determinado espaço de tempo, devem ser desdobradas a partir da Visão da empresa e funciona como condutor do caminho da visão. Os objetivos devem ser transformados em metas.
ANÁLISES:
- Análise da situação: na análise da situação se consideram os dados históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto.
- Análise ambiental: devem ser levadas em conta as variáveis ambientais, culturais/sociais, demográficas, econômicas, jurídicas/políticas, psicológicas e tecnológicas.
- Análise SWOT (FOFA): é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico que deve ser realizada ao menos uma vez por ano durante o planejamento estratégico. A sigla, quando adaptado ao português, se torna FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
O que é a Matriz SWOT?
O principal objetivo da Matriz é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isso possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial. Agora vamos analisar cada uma das partes da Matriz SWOT:
1) Força: descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre a sua influência.
2) Fraquezas: são as competências que estão sobre a influência mas que de alguma forma atrapalham ou não geram vantagem competitiva.
3) Oportunidades: são as forças externas à empresa que influenciam positivamente a sua organização mesmo que você não tenha controle sobre elas.
4) Ameaças: são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa.
EXEMPLO:
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