Abordagem Contemporânea
• Processo decisorial:
A teoria comportamental nasceu Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. Nesse sistema cada pessoa participa racional e conscientemente escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento.
• Comportamento organizacional:
Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e de como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas.
Como organização e um sistema cooperativo racional dentro dela há uma racional divisão do trabalho e uma determinada hierarquia. A organização espera que o empregado obedeça sua autoridade e o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opera com justiça, os psicólogos chamam isso de contrato psicológico, enquanto sociólogo se referem a uma norma de reciprocidade.
Estado atual da teoria administrativa
A forma da administração vêm mudando a medida que a complexidade dos negócios aumenta. E esse grau de exigência só tende a aumentar, impactando principalmente na concorrência, tecnologia, globalização e ecologia.
Já a previsão que aponta para o fim da forma organizacional de hoje e consequentemente o surgimento de novos sistemas. Esses novos sistemas provavelmente serão baseados no conhecimento, este fato deverá estar alinhado principalmente com as cinco variáveis administrativas: tarefas, pessoas, tecnologia, ambiente e estrutura.
Perspectivas futuras da administração
A tarefa administrativa vem se tornando cada vez mais incerta e desafiadora, onde a visão do administrador deve estar dirigida não só dentro do seu ambiente nas suas tarefas rotineiras. mas também para o ambiente exterior, antecipando as mudanças ao invés de esperar que elas venham para então agir.
Na medida em que a administração se defronta com novos desafios e novas situações que se desenvolvem com o decorrer do tempo, as teorias administrativas precisam adaptar suas abordagens ou modificá-las completamente para continuarem úteis e aplicáveis. Logo, adaptar-se virou sinônimo de sobrevivência nos dias de hoje.
Inúmeros fatores influenciarão cada vez mais o futuro das organizações, alguns deles são: mudança, globalização, complexidade, gestão do conhecimento, democracia, participação alianças estratégicas, tecnologia da informação, capital humano e capital intelectual.
• Os objetivos da empresa
O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, muitas vezes a empresa até apresenta lucro mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem.
• Os níveis de gestão (institucional, intermediário e operacional):
Gestores são todos aqueles que numa organização conseguem coisas feitas com trabalho dos outros.
- Nível institucional: a gestão caracteriza-se pelo envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir e pela formulação de políticas gerais, isto é, que são definidas de forma genérica e dizem respeito a toda a empresa.
- Nível intermediário: predomina um componente tático que se caracteriza pela movimentação de recursos no curto prazo e elaboração de planos e programas específicos relacionados com a área ou função do respectivo gestor.
- Nivel operacional: predomina a competência técnica, e as atividades desses gestores se traduz fundamentalmente na execução de rotinas e procedimentos.
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