sábado, 23 de setembro de 2017

Gestão - Função da Administração, Estruturas.

Organização da ação empresarial
A organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos  de acordo com o planejamento efetuado.
A) Organização Formal: é a organização planejada e que está no papel, ou seja, na estrutura organizacional definida pela direção da empresa,  expressa através do seu organograma.
B) Organização informal: é a organização que surge naturalmente entre indivíduos que ocupam posições na organização formal.
A organização como função administrativa significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos da empresa, estabelecendo as relações entre eles.
As organizações precisam ser organizadas para funcionarem melhor, e para organizar, deve se ter uma organização que deva ser estruturada e moldada.

A estrutura organizacional
É a forma como a empresa reúne pessoas dentro de escalões, de níveis hierárquicos e de áreas de atividades. Quanto maior a empresa, maior o número de níveis hierárquicos, maior o número de departamentos e por consequência, maior o número de funcionários.

Tipos de estrutura:
1) Estrutura Linear:
- Características: simples e antigo (baseado nas organizações da igreja e exército); cada superior tem autoridade única, exclusiva e absoluta; cada subordinado tem apenas um chefe; centralização das decisões (na diretoria da empresa).
- Vantagens: definição Clara da autoridade e responsabilidade em cada posição; estrutura simples e de fácil compreensão.
- Desvantagens: excessiva centralização em cada chefe; as comunicações em razão de obedecerem a escala hierárquica, é muito demorada, sujeita a intermediações e a distorções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário